sábado, 21 de agosto de 2010

Ideias infames para mudar o mundo - parte II

Seguindo a linha de do primeiro post sobre ideias para um mundo mais sustentável (leia), volto aqui para compartilhar mais uma, infelizmente pouco compreendida pela comunidade humanista...

Todos temos ciência de que, a priori, a temperatura da Terra está se elevando, que os alimentos estão se esgotando e que as fontes de água potável são cada vez mais escassas.

Sabemos também que os mamíferos e as aves são os animais que mais consomem energia para a manutenção de sua vida, portanto, os maiores responsáveis pela alta demanda de água e alimentos, certo?

Calma, não vou propor o extermínio de espécie alguma (pelo menos por enquanto).

Na verdade, é uma ideia ainda verde. Diferente da primeira, meus limitados conhecimentos biológicos ainda não me permitem saber como colocá-la em prática.

O fato é que mamíferos e aves são os maiores consumidores de alimentos, visto que precisam de uma intensa queima intracelular de energia para a manutenção de sua temperatura.

Animais pecilotérmicos, poiquilotérmicos ou ectotérmicos, termo atualmente correto, por outro lado, consomem consideravelmente menos energia, utilizando meios externos para sua manutenção térmica.

Thiago Lacerda já aderiu à nossa campanha
Ora, juntando todas as peças: se os seres humanos não fossem endotérmicos (ou homeotérmicos), precisariam consumir apenas uma fração entre 1/3 e 1/10 do que é consumido hoje.

Não seria uma maravilha!?
Não haveria mais guerra por comida. O consumo d'água também seria reduzido com a menor necessidade de transpiração.

Projeto SEMT - Sistema Externo de Manutenção Térmica
Todavia, como disse há pouco. Preciso me aperfeiçoar nos conhecimentos para que a comunidade científica ao menos considere possível a minha proposta.

Até então não obtive sucesso. Meus experimentos geraram apenas dois gatos congelados, um cão assado (e  note-se que não encontrei relação do bicho falecido com um cachorro quente) e três hamsters mortos sem motivo aparente.

Mas não se preocupem! Continuarei tentando pelo bem do planeta!!!

Um grande abraço.

Nenhum comentário: